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Cuide da sua saúde! Dicas e exercícios para uma melhor postura

18 de Novembro de 2015



Metas, horários e obrigações no trabalho fazem com que mais pessoas priorizem os prazos e deixem a saúde de lado.

 
A dor nas costas no ambiente de trabalho é uma das queixas mais comuns. Uma boa maneira de começar a prevenção da dor nas costas é fazer de exercícios regulares, controlar o peso, e, caso você fume, parar de fumar.
O profissional que trabalha muito tempo no computador está sujeito a ficar com a tensão muscular aumentada na região do trapézio e também desenvolver dores cervicais e até de cabeça (cefaleia). 
 
A má postura é outro problema que pode acarretar desde uma simples lombalgia (dor na região lombar da coluna) ou cervicalgia ( dor na região da coluna cervical) até casos mais graves de escoliose (encurvamento anormal da coluna vertebral) e hérnia de disco (lesão dos discos que compõem a coluna vertebral).
 
Estima-se, anualmente, o surgimento de mais de 160 milhões de casos de doenças relacionadas ao trabalho. Isso significa que 2% da população mundial, em média, por ano, é acometida por algum tipo de enfermidade devido à atividade que exerce profissionalmente.
 
Entre as doenças que mais geram mortes de trabalhadores estão as que afetam pulmão, músculos e ossos e os transtornos mentais.
 
As doenças laborais, ou enfermidades profissionais, segundo nomenclatura da OIT, são os males contraídos como resultado da exposição do trabalhador a algum fator de risco relacionado à atividade que exerce.
 
É importante escolher a cadeira certa para cada função e biótipo, e também utilizar apoio de pés quando necessário. O monitor deve estar na altura dos olhos, o teclado e o mouse bem próximos ao colaborador que deve estar sentado perto da mesa de trabalho. É importante levantar, circular por cinco minutos a cada uma hora trabalhada e sempre praticar alongamentos, ginástica laboral e atividade física. Em casos muito graves, a única solução é o procedimento cirúrgico”, afirma.
 
Você pode pensar que as pessoas que fazem trabalho pesado são mais propensas a sofrer de problemas nas costas. Mas essa dor é realmente mais comum entre os trabalhadores que ficam sentados por longos períodos.
 
Se seu trabalho exige que você fique sentado por todo o dia, há coisas que podem ser feitas para prevenir dores nas costas.
 

Comece com uma boa cadeira

Sua cadeira deve ser, preferencialmente, giratória e de qualidade, que permita que você trabalhe sem ficar constantemente girando o pescoço. Ela deve ter um assento ajustável, encosto e apoios de braço. Deve ainda ter um bom suporte para a região lombar. Um travesseiro ou toalha enrolada pode fornecer mais apoio lombar. Uma cadeira com um assento que se inclina para frente é particularmente útil. Quando sentado, suas coxas devem estar paralelas ao chão. Os joelhos, na altura dos seus quadris.
 

A mesa de trabalho

Sua mesa deve estar a uma altura confortável para você. Deve ser ajustada à altura do cotovelo, se você fizer trabalhos administrativos. Seu computador deve estar próximo o suficiente para que você não tenha que se virar constantemente. Quando se inclinar para frente em sua mesa, dobre os quadris. Não dobre ou torça a região lombar. Isto irá mantê-lo em alinhamento adequado.
 
Se tiver que ficar sentado por longos períodos de tempo, coloque os pés em um banquinho.
 
Mantenha uma postura correta, se ficar muito tempo sentado ou em pé. Sua coluna suporta seu peso melhor quando não está curvada.
 

Fique em pé e ande um pouco

Faça pausas periódicas e ande um pouco, durante o horário de trabalho. Visite colegas em outras salas, em vez de enviar um email. Isso ajuda a esticar os músculos suavemente, aliviando a tensão.
Use sapatos de salto baixo confortáveis.


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